quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Sistema WMS


Análise Sistema de WMS

O trabalho apresentado em sala de aula no dia 20 de agosto de 2012, sobre o sistema WMS teve por objetivo esclarecer todo o grupo com relação ao sitema logistico mais avançado disponível em mercado.

O sistema Warehouse Management System (WMS), é um sistema logistico que segundo BANZATO (1998) é responsável pelo gerenciamento das funções básicas do processo de armazenagem (receber; estocar; e separar), integrando um software com, entre outras, tecnologias de leitura de código de barras e rádio frequência. Otimiza as atividades operacionais (fluxo de materiais) e administrativas (fluxo de informações) ocasionando redução de custos, melhoria no nível de serviço.

Assim como podemos notar o objetivo principal embora esteja oculto o foco do sitema subentende-se que é um processo prático para manter a cadeia de abastecimento em constante movimento, não permitindo nenhum atraso ou quebra da mesma, sendo assim temos como ponto chave a eficácia e eficiência do serviço em destaque neste sistema.

Diferente do que se imagina esta não é apenas a teoria podemos mostrar através de imagens dispostas no dia da apresentação sobre o sistema WMS a maneira com que efetua-se a leitura, ou seja, através de códigos de barra e seus leitores via wirelles ou infre vermelho.
Figura I: ela apresenta o funcionamento de um sistema WMS que é feito através de planilha access ou excel, nesta tela o empregado pode selecionar desde o cliente que requisitou o serviço até a entrega.
Figura I.I: esta figura determina o caminhão, a rota, placa, renavam e todos os documentos do veículos, incluindo a força e a capacidade de carga suportada.
Figura I.III: nesta figura podemos acompanhar a rota que o caminhão irá traçar, os locais que tem de estar, os dias  e custos.
Figura IV: esta figura retrata como funciona o sistema WMS, pois através de máquinas como esta um leitor de código de barras wirelles ou infra vermelho, fazendo assim uma transferência automática, pois o banco de dados do servidor já irá fazer as baixas no estoque de forma automática.
Figura .V: este é um fluxograma representando todo o caminho seguido pelo WMS, ou seja, representando a ligação do sistema de informação integrado em todo o Centro de Distribuição (CD).
OBS: o EDI representa o intercâmbio de dados virtuais.

Sistemas WMS no Brasil.


Exemplos de sistemas WMS existentes  no mercado brasileiro são:
o AUTOLOG da Techwork;
o DAS da Atis;
o BANN da fabricante de mesmo nome;
oWarehouse Boss da CA - Computer Associates;
o WMS Inovatech da Inovatech;
o WAS da WA Consultoria em Informática;
o Logix da Logocenter.  

Assim como vocês sou um leigo no assunto mas espero ter sido capaz de repassar o pouco de conhecimento que fui capaz de captar com este estudo segue a bibliografia utilizada logo abaixo e recomendo que leiam o artigo por completo, pois não é grande e é de simples compreensão.

Bibliografia
          
http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2005_Enegep0901_0189.pdf
http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2003_TR0905_0970.pdf