quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Sistema WMS


Análise Sistema de WMS

O trabalho apresentado em sala de aula no dia 20 de agosto de 2012, sobre o sistema WMS teve por objetivo esclarecer todo o grupo com relação ao sitema logistico mais avançado disponível em mercado.

O sistema Warehouse Management System (WMS), é um sistema logistico que segundo BANZATO (1998) é responsável pelo gerenciamento das funções básicas do processo de armazenagem (receber; estocar; e separar), integrando um software com, entre outras, tecnologias de leitura de código de barras e rádio frequência. Otimiza as atividades operacionais (fluxo de materiais) e administrativas (fluxo de informações) ocasionando redução de custos, melhoria no nível de serviço.

Assim como podemos notar o objetivo principal embora esteja oculto o foco do sitema subentende-se que é um processo prático para manter a cadeia de abastecimento em constante movimento, não permitindo nenhum atraso ou quebra da mesma, sendo assim temos como ponto chave a eficácia e eficiência do serviço em destaque neste sistema.

Diferente do que se imagina esta não é apenas a teoria podemos mostrar através de imagens dispostas no dia da apresentação sobre o sistema WMS a maneira com que efetua-se a leitura, ou seja, através de códigos de barra e seus leitores via wirelles ou infre vermelho.
Figura I: ela apresenta o funcionamento de um sistema WMS que é feito através de planilha access ou excel, nesta tela o empregado pode selecionar desde o cliente que requisitou o serviço até a entrega.
Figura I.I: esta figura determina o caminhão, a rota, placa, renavam e todos os documentos do veículos, incluindo a força e a capacidade de carga suportada.
Figura I.III: nesta figura podemos acompanhar a rota que o caminhão irá traçar, os locais que tem de estar, os dias  e custos.
Figura IV: esta figura retrata como funciona o sistema WMS, pois através de máquinas como esta um leitor de código de barras wirelles ou infra vermelho, fazendo assim uma transferência automática, pois o banco de dados do servidor já irá fazer as baixas no estoque de forma automática.
Figura .V: este é um fluxograma representando todo o caminho seguido pelo WMS, ou seja, representando a ligação do sistema de informação integrado em todo o Centro de Distribuição (CD).
OBS: o EDI representa o intercâmbio de dados virtuais.

Sistemas WMS no Brasil.


Exemplos de sistemas WMS existentes  no mercado brasileiro são:
o AUTOLOG da Techwork;
o DAS da Atis;
o BANN da fabricante de mesmo nome;
oWarehouse Boss da CA - Computer Associates;
o WMS Inovatech da Inovatech;
o WAS da WA Consultoria em Informática;
o Logix da Logocenter.  

Assim como vocês sou um leigo no assunto mas espero ter sido capaz de repassar o pouco de conhecimento que fui capaz de captar com este estudo segue a bibliografia utilizada logo abaixo e recomendo que leiam o artigo por completo, pois não é grande e é de simples compreensão.

Bibliografia
          
http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2005_Enegep0901_0189.pdf
http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2003_TR0905_0970.pdf                        


2 comentários:

  1. Boa noite onde voce conseguiu essa imagen do Fluxo do WMS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha de inicio peço mil desculpas pela demora, pois ando sem tempo devido ao tcc. Infelizmente não poderei lhe informar com precisão pois esta é uma imagem retirada do setor de imagens do google, se estiver interessado ainda sobre sistema wms ainda esta semana pretendo postar sobre código de barras, não postei ainda pelo fato de ter perdido meu pen drive com as informações.

      Excluir