quarta-feira, 30 de novembro de 2011

DA PRODUÇÃO Á DISTRIBUIÇÃO ENXUTA

A base de toda teoria econômica é atender as necessidades dos consumidores de forma eficiente. Os processos produtivos tem evoluído buscando maximizar os benefícios dos recursos.
A especialização do trabalho e a produção em larga escala gera economia e bons ganhos, porém se houver uma queda de mercado a produção irá parar pela lotação de produtos sem venda.
No novo processo desenvolvido para isto, chegou a conhecida produção enxuta que poupava recursos ao longo das atividades manufatureiras.

GLOBALIZAÇÃO E COMPETIÇÃO: AS PRESSÕES SOBRE A PRODUÇÃO E A DISTRIBUIÇÃO.


Segundo Ianni(1996), a globalização acabou com as fronteiras jurídicas tornando os países agrário em países importadores de tecnologia devido a expansão insutrial.
Esta mudança ocorreu devido a economia globalizada, ou seja, a interação de culturas e a importação e exportação de produtos industriais.
Mais tarde segundo Ianni(1996), as transnacionais e conglomerados espalhados pelo mundo geram maior concorrência, levando hoje a medida que a disputa de mercado chegue ao nível global.
Para esta reestruturação deve-se aos fundos de investimento e pagamento com juros que gerou um grande e crescente mercado de investimentos e capital em New York, Londres e Tókio.
Segundo Kurz(1192), a concorrência desenvolvida no mercado tirou o sossego de uns e satisfez algumas vezes apenas as classes privilegiadas.

AS MUDANÇAS NA FILOSOFIA DA PRODUÇÃO


Neste momento da-se início a produção em massa e mecanização h[a um ponto chave a linha de montagem de Henry Ford em 1913, levando mais tarde em 1929 com a crise da bolsa de valores a teoria de Adam Smith seguida por Ford ao seu ápice, pois  nesta crise o pátio da Ford Company ficou super lotado com com carros houveram demissões em massa na empresa pois a economia não se alto regulou.
Após este erro de 1929 o Japão pós-guerra veio com a criação do Just in time desenvolvida pela Toyota onde supria às necessidades de exportação, ou seja, nada além do necessário.
Segundo CUSMANO(1994) , os princípios são:

  • produção Just in time;
  • estoques de níveis mínimos;
  • demanda manual com uso de kanbans;
  • produção nivelada;
  • setup rápido;
  • padronização do trabalho;
  • trabalhadores com multi habilidades;
  • melhorias contínuas.
Na produção enxuta crê-se que a manufatura é o foco já que para a economia das máquinas é necessário grande produção.
Para alcançar o desenvolvimento no setor de comunicação e informática deve-se inteiramente a guerra fria que desenvolveu esta área estrondosamente, pois ás chamadas telefônicas simultâneas evoluíram ás produções assim como a internet ajuda na compra hoje.

A EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA DE COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA


O MCI telecomunications vinculado nos Estados Unidos disse que não existe mas "lá" apenas "aqui", quando revolucionou a linha telefônica.
Segundo Ianni(1996), o dinamismo tecnológico desenvolvido na guerra fria ultrapassou qualquer regime, cultura, língua e fronteira através dos meios de comunicação.
As ligações de 1930 para 1996 passaram de US$250,00 para US$10,00 por exemplo em uma chamada de New York para Londres, a capacidade nesta época era de 1,6 milhão de pessoas simultaneamente em conversa. Segundo Ballou (1995), às atividades de logística mais que qualquer outra visa comunicação extra pois não podem cometer muitos erros.

O EFFICIENT CONSUMER RESPONSE ECR


O ECR surge no fim de 1980 e começo de 1990, devido a perda de competitividade frente ao novo formato de lojas como Walt Mart que dominava o varejo mundial.
No Brasil o ECR foi definido como eliminação de custos desde a reposição de estoque até a logística de entrega.
No ECR original o objetivo era: reposição, sortimento, promoção e introdução.
Segundo Womack e Jones(1998), o que permitiu esta organização foram os códigos de barra que através de programas atualizavam os balancetes com relação de entrada e saída de produtos acelerando a reposição deles.
Neste contexto foram criados os Centros de Distribuição para receber até 95% dos produtos, com um lugar concentrando os bens da empresa, era mais fácil distribuí-los reabastecendo cada estoque das empresas ao seus redor tendo assim uma logística mais ágil.

QUESTÕES


1 - Segundo Ianni o fim das fronteiras quer dizer:

a) fim das fronteiras entre países inimigos
b) interação agrária com tecnologia
c)  neoliberalismo
d) globalização e interação de países centrais e periféricos
e) N.D.A

Resposta: D
Justificativa: o fim das fronteiras tem por significado a globalização pois a interação de países centrais com os periféricos significa que ás fronteiras jurídicas estão quebradas pois os países passam a inserir seus produtos e cultura nos demais.

2-  A produção enxuta foi desenvolvida no Japão pós-guerra contradizendo:

a) teoria da oferta e demanda
b) teoria de que o mercado se alto regula
c) a linha de montagem
d) padronização do trabalho
e) estão corretas B e C

Resposta: E
Justicativa: o Japão pós guerra com esta produção foi ao contrário do que Adam Smith acreditava pois o mercado pode não se regular como o previsto, e contra a linha de montagem da Ford Company pois também viu o prejuízo que houvera em 1929

3 - O ECR no Brasil trabalha com o fornecedor mais próximo para:

a) para facilitar a entrega nas lojas
b) para facilitar a logística de reposição nas lojas
c) para economizar no transporte
d) para concentrar nos Centros de distribuição
e)N.D.A

Resposta: D
Justificativa: pois era muito mais fácil eu ter um local de armazenamento e distribuição para as demais lojas do que ficar solicitando sempre ao fornecedor sabendo que poderia haver atrasos ou demora na entrega.

4 - Por que o Just in time era manufatureiro ?

a) porque era mais barato a produção
b) porque o Japão pós-guerra não possuía tecnologia
c) porque a automação era muito lenta
d) porque as máquinas só geravam gastos extras na produção enxuta
e) N.D.A

Resposta: D
Justificativa: pois a produção com máquinas só possuía lucro quando havia produção em massa o que não era possível na época, porém a capacidade de suprir apenas ás necessidades era o principal para os japoneses.

5 - A concorrência nos mercados globais ás empresas são forçadas há:

a) competição de melhor produto
b) competição de melhor produto e marketing
c) globalização do produto
d) alcançar os melhores índices de venda
e) Aprimorar tornando-se mais eficientes e competentes

Resposta:  E
Justificativa: pois a melhor empresa com melhores produtos, e que aprimorou cada um de seus detalhes é a que vai prevalecer no mercado, logo a eficiência desta empresa é o que irá mover às pessoas a sua compra

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