terça-feira, 9 de outubro de 2012

ISO 16001 - Sustentabilidade

 Segundo o site http://www.qualinter.com.br em uma de suas colunas a ISO 16001 nada mais é que a busca das empresas em estabelecer sua responsabilidade ambiental, desempenho social e econômico adequado, ou seja, deixar da forma mais clara possível a busca da empresa no âmbito ambiental e social, sendo assim uma empresa digna de crédito popular e financeiro.
 A norma é aplicável a qualquer um que a deseja, basta a empresa estar de acordo com o pedido pela ABNT, para isto deve apresentar conformidade com os seguintes itens:

  • Realizar uma auto-avaliação e emitir autodeclaração da conformidade com esta Norma;
  • Buscar confirmação de sua conformidade por partes que possuam interesse na organização;
  • Buscar confirmação da sua autodeclaração por uma parte externa à organização; ou
  • Buscar certificação do seu sistema da gestão da responsabilidade social da organização externa
Visto que estas normas regulamentares buscam uma:
  • Fortalecer a imagem da empresa e a participação no mercado;
  • Maior controle das relações com a comunidade e sociedade;
  • Satisfazer os critérios dos investidores e melhorar o acesso ao capital;
  • Assegurar às partes interessadas o comprometimento com uma gestão social demonstrável;
  • Melhorar o relacionamento com todas as partes interessadas (clientes, acionistas, ONG's, fornecedores, governo e funcionários);
  • Promoção do desenvolvimento sustentável; e
  • Transparência das suas atividades.
Toda empresa que segue esta norma contribui para o principal ponto de vista da atualidade estabelecer um mundo consciente dos seus atos para que possamos ter um mundo melhor para as próximas gerações e muito mais que isso possamos, ser exemplo para uma geração que pode desenvolver um mundo totalmente novo baseado em nossas lutas pela mudança do sistema predatório existente no parque industrial do Brasil e do mundo. 

Para encerrar gostaria de usar um trecho retirado de um texto do site www.quemel.blog.br

Gostaria de enfatizar que o comprometimento entre as equipes estimula a padronização do remanejamento dos quadros funcionais. O incentivo ao avanço tecnológico, assim como a percepção das dificuldades maximiza as possibilidades por conta das novas proposições. Ainda assim, existem dúvidas a respeito de como a revolução dos costumes representa uma abertura para a melhoria dos procedimentos normalmente adotados.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Sistema WMS


Análise Sistema de WMS

O trabalho apresentado em sala de aula no dia 20 de agosto de 2012, sobre o sistema WMS teve por objetivo esclarecer todo o grupo com relação ao sitema logistico mais avançado disponível em mercado.

O sistema Warehouse Management System (WMS), é um sistema logistico que segundo BANZATO (1998) é responsável pelo gerenciamento das funções básicas do processo de armazenagem (receber; estocar; e separar), integrando um software com, entre outras, tecnologias de leitura de código de barras e rádio frequência. Otimiza as atividades operacionais (fluxo de materiais) e administrativas (fluxo de informações) ocasionando redução de custos, melhoria no nível de serviço.

Assim como podemos notar o objetivo principal embora esteja oculto o foco do sitema subentende-se que é um processo prático para manter a cadeia de abastecimento em constante movimento, não permitindo nenhum atraso ou quebra da mesma, sendo assim temos como ponto chave a eficácia e eficiência do serviço em destaque neste sistema.

Diferente do que se imagina esta não é apenas a teoria podemos mostrar através de imagens dispostas no dia da apresentação sobre o sistema WMS a maneira com que efetua-se a leitura, ou seja, através de códigos de barra e seus leitores via wirelles ou infre vermelho.
Figura I: ela apresenta o funcionamento de um sistema WMS que é feito através de planilha access ou excel, nesta tela o empregado pode selecionar desde o cliente que requisitou o serviço até a entrega.
Figura I.I: esta figura determina o caminhão, a rota, placa, renavam e todos os documentos do veículos, incluindo a força e a capacidade de carga suportada.
Figura I.III: nesta figura podemos acompanhar a rota que o caminhão irá traçar, os locais que tem de estar, os dias  e custos.
Figura IV: esta figura retrata como funciona o sistema WMS, pois através de máquinas como esta um leitor de código de barras wirelles ou infra vermelho, fazendo assim uma transferência automática, pois o banco de dados do servidor já irá fazer as baixas no estoque de forma automática.
Figura .V: este é um fluxograma representando todo o caminho seguido pelo WMS, ou seja, representando a ligação do sistema de informação integrado em todo o Centro de Distribuição (CD).
OBS: o EDI representa o intercâmbio de dados virtuais.

Sistemas WMS no Brasil.


Exemplos de sistemas WMS existentes  no mercado brasileiro são:
o AUTOLOG da Techwork;
o DAS da Atis;
o BANN da fabricante de mesmo nome;
oWarehouse Boss da CA - Computer Associates;
o WMS Inovatech da Inovatech;
o WAS da WA Consultoria em Informática;
o Logix da Logocenter.  

Assim como vocês sou um leigo no assunto mas espero ter sido capaz de repassar o pouco de conhecimento que fui capaz de captar com este estudo segue a bibliografia utilizada logo abaixo e recomendo que leiam o artigo por completo, pois não é grande e é de simples compreensão.

Bibliografia
          
http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2005_Enegep0901_0189.pdf
http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2003_TR0905_0970.pdf